segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Dom da Fé


Dom da Fé: a Deus nada é impossível

A fé é o dom que recebemos no batismo. Ele vai acrescentando em nós, a ponto de se tornar uma fé operativa. Não a fé intelectual: "Eu acredito que Jesus pode curar", e só. Não; de tal maneira estou convencido do poder curador do Senhor, que minha fé me leva a ser instrumento dele.
Tudo isso depende de estarmos no Espírito Santo e permanecermos Nele.
Se pego um copo e ponho nele água, um pouco de azeite, uma rolhinha e um pavio, terei feito uma lamparina de azeite. Se eu pegar só o pavio e lhe puser fogo, em poucos segundos o pavio se consumirá. Mas, deixando o pavio embebido no azeite e acendendo-o, ele ficará horas e horas iluminando. E enquanto ele estiver embebido no azeite estará produzindo luz e calor. Conosco é a mesma coisa: tudo depende de permanecermos embebidos no Espírito. E então Ele, que tem todos os dons, manifesta-se em nós conforme a necessidade.
Leia a Palavra:

"Quando eles chegaram perto da multidão, um homem aproximou-se dele e lhe disse, caindo de joelhos: 'Senhor, tem piedade de meu filho: ele é lunático e sofre muito; cai muitas vezes no fogo ou na água. Embora eu o tenha trazido a teus discípulos, ele não o puderam curar'. Tomando a palavra, Jesus disse: 'Geração incrédula e transviada, até quando estarei convosco? Até quando terei de vos suportar? Trazei-mo aqui'. Jesus ameaçou o demônio, que saiu do menino, e este ficou curado desde aquela hora. Então os discípulos, aproximando-se de Jesus, disseram-lhe em particular: 'E nós, por que não conseguimos expulsá-lo?' Ele lhes disse: 'Por causa da pobreza de vossa fé. Pois, em verdade, eu vos digo, se um dia tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direi a esta montanha: 'Passa daqui para acolá'; e ela passará. Nada vos será impossível'" (Mateus 17,14-20).


Ore agora:
Tua Palavra é santa, Senhor. Tua Palavra é a verdade. Eu quero acolher, viver esta Verdade. Acolho, agora, a Tua Palavra. A Tua Palavra é a Verdade. A Verdade está aqui!
Eu quero viver esta Tua Palavra AGORA.

Na Bíblia, o episódio que acabamos de ler vem logo depois da transfiguração. Jesus vai para o alto do monte, e lá se transfigura diante de Pedro, Tiago e João. Quando ele desce, encontra esta situação: os apóstolos tinham recebido aquele pai, e não conseguiram fazer nada pelo filho dele. Jesus expulsou o demônio, o menino ficou curado e Jesus o devolveu ao pai.
Segue-se então a parte mais importante do Evangelho, no v. 19: "Então os discípulos disseram-lhe em particular: 'Por que não pudemos nós expulsar esse demônio?' Ele lhes disse: 'Por causa da pobreza de vossa fé'" (Mt 17,20a).
Que é isso! Os apóstolos não tinham fé?
Nós dizemos: "Claro que tinham!" Eles acreditavam em Jesus, acreditavam que ele era o Filho de Deus, acreditavam que Jesus curava, acreditavam que ele expulsava o demônio. Eles acreditavam que o poder de Deus estava em Jesus. Acreditavam que Deus os estava usando. Prova disso é que foram à frente de Jesus, de aldeia em aldeia, de cidade em cidade, pregando, curando e vendo curas acontecerem.
Eles viram! Portanto, acreditavam. Porém, diante daquela situação, diante do menino naquele estado, não acreditaram. Eles se julgaram muito pequenos para aquilo e Jesus foi claro: "Por causa da pobreza de vossa fé".
E Jesus continua:

"Em verdade, eu vos digo: se um dia tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a esta montanha: passa daqui para acolá e ela passará. Nada vos será impossível" (Mt 17,20b).

Jesus nem está exigindo uma grande fé, uma fé da altura de uma montanha. Basta que tenhamos fé do tamanho de um grão de mostarda e que nos valhamos dela.
Eis o que importa: temos acreditado em Jesus, no poder de Jesus; mas, infelizmente não cremos que Deus quer curar as pessoas que se apresentam diante de nós, que o Senhor quer tocar as pessoas, convertê-las, por intermédio de nós, do nosso ministério, da nossa oração.
O Senhor quer reverter essa situação e nos convencer. Basta que tenhamos uma fé do tamanho de um grão de mostrada.
Quando Jesus diz que podemos remover uma montanha, Ele se refere a algo impossível. E a certeza de fé não é grande, é uma certeza muito sutil. Mas você percebe que ela vem de Deus! E é por isso que você precisa agarrar-se à certeza da fé, e ir por ela, e fazer as obras de fé. Deus está querendo isso de você.
É importante acreditar e começar a realizar aquilo que a Palavra diz:

"Recordo-te que tens de reativar o dom de Deus que está em ti" (2Tm 1,6).

O dom de Deus está em nós. Quando Deus derrama o Espírito Santo, derrama-o por meio de dons.
"Não há batismo no Espírito sem dons" (D. Terra). Há na Igreja até quem aceite o derramamento do Espírito Santo: eu sei que há padres e bispos aceitando o derramamento do Espírito Santo, sem aceitar os dons.
Fique claro que o derramamento do Espírito Santo vem com os dons, e não há derramamento do Espírito Santo sem os dons.
Usar os dons do Espírito Santo não faz de você melhor do que ninguém. Você é simplesmente filho de Deus. Eu recebi o Espírito Santo, e com o Espírito Santo, eu recebi o dom da fé; e o dom da fé, embora pequenininho como um grão de mostarda, está operando em mim. E eu quero agir de acordo com a fé que Deus me deu.

Você pode rezar assim:
O carisma de Deus está em mim! O Senhor quer que eu reinflame o dom que está em mim, e aja de acordo com a fé. A minha fé é do tamanho de um grão de mostarda, mas preciso usá-la, levando o carisma de Deus aos meus irmãos. Sou apenas um mensageiro. Levo o carisma de Deus aos meus irmãos, e Deus opera neles: mas esse trabalho de portador do carisma de Deus eu preciso fazer, e eu vou fazer, pela graça de Deus. Eu quero reinflamar em mim o carisma de Deus que está depositado por Deus no meu coração...
Vinde, Espírito Santo... eu quero o Espírito Santo. Eu sei que o seu amor já foi derramado sobre mim, mas hoje, Espírito Santo, reinflama o carisma de Deus que está em mim. Eu quero usar o carisma de Deus. Usar de acordo com a minha fé. Vem, Espírito Santo! Sim, eu quero reinflamar o dom de Deus que está em mim, que foi colocado em mim e que hoje o Senhor manda-me usar. Eu vou usar. Meu Senhor e meu Deus! Amém!